terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Treino em excesso

OVERTRAINING

 Introdução

Treinar traz benefícios ao estado físico do atleta, no entanto, a carga de treino a aplicar ao atleta tem que respeitar as regras de prescrição de exercício físico. Os benefícios e os malefícios associados ao treino de competição correm lado a lado, e cargas desapropriadas às características do atleta e que não respeitem o descanso podem levar a que o atleta entre em processo de overtraining.

 Mas o que é o Overtraining/Sobretreino

O excesso de treino, overtraining, resulta do facto de esforçarmos o nosso corpo mais do que ele está preparado para aguentar, e de não lhe darmos tempo de descanso suficiente, para que recupere das cargas aplicadas.
Temos sempre que nos lembrar que realmente é o exercício que faz o corpo trabalhar, mas é o descanso que nos eleva o rendimento. Se não fosse assim, nos últimos dias antes da competição, em vez de descansarmos continuaríamos a treinar com mais intensidade.
O stress físico pode ainda ser causado por problemas no trabalho/escola e/ou no seio familiar. Pois estados psicológicos mais instáveis, tornam o nosso organismo mais vulnerável a problemas.
O overtraining está relacionado com a fadiga central e a recuperação pode demorar semanas ou meses. O atleta que se encontra em overtraining, normalmente, apresenta redução de performance acompanhada por alterações fisiológicas, psicológicas e bioquímicas.

Sinais e sintomas de alerta que antecedem o
overtraining/sobretreino

Não há um teste ou escala que defina se se está a treinar de mais, mas existem alguns sinais ou sintomas que podem indicar que se está a ultrapassar os limites.
Esses sinais tanto podem ser físicos como psíquicos. Mas o facto de se sentir um ou dois não quer dizer que se está em “Overtraining”, mas se os sinais forem cinco ou seis, está na altura de analisarmos o volume e a intensidade de treino que está a ser aplicado, bem como, definir um plano de recuperação e/ou de prevenção.
Os principais factores para detectar o overtraining/sobretreino são:
· Músculos doridos;
· Dores musculares ou nas articulações;
· Sentires-te cansado, mole, sem energia;
· Repentinamente sentir incapacidade de completar distâncias ou tempos que normalmente conseguias;
· Insónias;
· Dores de cabeça;
· Incapacidade de relaxar;
· Sede insaciável e desidratação;
· Diminuição da resistência a doenças comuns como constipações, etc;
· Tempos de recuperação mais alargados do que o normal;
· Acumulação de ácido láctico demasiado cedo nos treinos;
· Apatia;
· Frequência cardíaca mais alta do que o normal;
· Padrões de sono alterados;
· Falta de concentração e tempos de reacção mais lentos.

 Conclusão

O presente documento tem como principal objectivo dar a conhecer um problema que está associado ao treino, e que pode colocar em causa a progressão física do atleta.
É importante ser conhecedor desta temática e que sintomas estão associados a ela, pois uma detecção atempada permitirá uma recuperação também mais rápida.
No entanto é necessário não cair em alarmismos, pois facilmente se pode confundir o cansaço normal associado ao treino com o overtraining. Só o conjunto de 5 ou 6 sinais é que pode constituir um alerta para o atleta e treinador.

Sem comentários:

Enviar um comentário